Futebol Americano

O futebol americano é, sem dúvida alguma, o esporte mais popular nos Estados Unidos. Considerado uma variação do rugby, o futebol americano é amplamente praticado desde as escolas e universidades até chegar aos profissionais da NFL.

Conta-se que o futebol americano surgiu durante uma partida entre a Universidade de Harvard e a Universidade de Yale, em meados do século XIX. O problema é que os times jogavam de modos diferentes: enquanto um jogava com as regras do rugby, o outro jogava com estilo próximo ao futebol europeu. Pretendendo um acordo, Yale assimilou as regras do rugby e Harvard, o modo de correr com a bola. A primeira organização desse esporte foi a Intercollegiate Football Association, composta pelas Universidades de Harvard, Yale, Columbia e Princeton, e essa instituição optou por adotar as regras do rugby, mas com diferenciação na contagem de pontos.

history

O jogo é disputado em um campo, que pode ser com grama natural ou artificial, com a metragem de 91,44 metros de comprimento por 48,76 metros de largura. A divisão do campo se dá em jardas (unidade de comprimento utilizada nos EUA e na Inglaterra, que equivale a 0,914 metros): são 20 zonas de 5 jardas cada uma. A área de proximidade do gol é chamada de endzone, e mede 10 jardas em cada lado do campo. O local da marcação de pontos é em formato de Y, segurado por uma barra a três metros do solo. As traves têm uma distância entre si de 5,63 metros. A bola utilizada é feita do mesmo tipo de couro utilizada na bola de basquetebol. Seu peso varia de 397 a 425 gramas, e mede aproximadamente 30 centímetros de comprimento por 18 de largura.

football_field-fw

O jogo é dividido em quatro tempos (quartos) de 15 minutos. Disputam a partida dois times com 11 jogadores cada um, de modo que apenas um time tem a função do ataque enquanto que o outro atua na defesa.

A partida se inicia quando um dos times chuta a bola em direção ao campo adversário. Dez jardas devem ser percorridas antes que qualquer jogador toque na bola. Uma regra básica é a que sempre que uma equipe pontua, é ela quem dá o novo chute para reinicio da partida. O avanço do time em direção ao campo adversário é feito a partir de quatro chances de jogada. Quando isso é conseguido pelo time, ele ganha mais quatro oportunidades para chegar à zona final adversária e marcar um touchdown.

football

 

Existem cinco maneiras diferentes de um time pontuar e o modo pelo qual ele consegue atingir o seu objetivo influencia na quantidade de pontos conquistados:

  1. O touchdown equivale a 6 pontos e ocorre quando um jogador entra na endzone adversária com a posse de bola;
  2. O extrapoint acontece após o touchdown, quando a equipe chuta a bola entre as traves, valendo 1 ponto. A equipe pode optar por tentar entrar novamente na endzone, fazendo um mini-touchdown, valendo 2 pontos;
  3. A defesa pode pontuar se interceptar a bola da equipe ofensiva adversária e cruzar o campo, adentrando na endzone oposta. A pontuação pode ser a mesma do touchdown (6 pontos) ou do mini-touchdown (2 pontos), dependendo de qual situação de jogo a bola foi interceptada;
  4. O field goal vale 3 pontos e ocorre quando a bola é chutada, em qualquer momento do jogo, entre as traves;
  5. O último modo de marcar pontos é com o erro do adversário. Quando um jogador ofensivo comete uma falta ou é derrubado dentro de sua própria endzone, caracteriza-se um safety, resultando em 2 pontos para a equipe adversária.

Quer saber mais? Confira este vídeo preparado pela NFL sobre este fantástico esporte e este infográfico espetacular publicado no site da ESPN Brasil!

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑