O Gene do Esporte

O lema Olímpico é “Citius, Altius, Fortius.” Mais rápido, Mais alto, Mais forte. E os atletas cumpriram este lema rapidamente. O vencedor da Maratona Olímpica de 2012 correu duas horas e oito minutos. Se ele tivesse competido contra o vencedor da Maratona Olímpica de 1904, ele teria ganho por quase uma hora e meia. Todos temos esta sensação de que nós estamos melhorando como raça humana, progredindo, mas não quer dizer que vamos evoluir em novas espécies em um século. Então o que está acontecendo?

Quando você analisa as conquistas esportivas das últimas décadas, parece que os seres humanos se tornaram mais rápidos, mais fortes e melhores em quase todos os sentidos. Nesta palestra que agradavelmente desafia nosso intuito, David Epstein aponta que podemos deixar de lado nosso egocentrismo. Muitos fatores estão em jogo no momento da quebra de recordes e o desenvolvimento dos nossos talentos naturais é apenas um deles.

David Epstein escreve sobre esportes olímpicos, ciência do esporte e medicina. Formado pela Columbia University, é autor do best seller “A Genética do Esporte – Como a Biologia Determina a Alta Performance Esportiva”.

Fonte: TED.com

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑